Rua Guadalajara, nº 645 - Centro - CEP 87340-000 - Mamborê - PR
|
(44) 3568-8000
|
prefeitura@mambore.pr.gov.br
|
x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / BODAS DE DIAMANTE

Atividades marcaram os 60 anos de Mamborê (72 FOTOS)

Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Visualizada 226 vezes


Na manhã desta quinta-feira dia 10 de setembro de 2020 em comemoração ao aniversário de 60 anos de emancipação política do município de Mamborê, foi realizado um ato Cívico em frente à prefeitura municipal, foi realizado o hasteamento das Bandeiras e cantado o Hino Nacional. O evento contou com a participação da equipe de Fanfarra da AAMEC – Associação Amor e cuidado, ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular do Alto da Glória.

Participaram do evento o Senhor Prefeito, Ricardo Radomski; Vice-Prefeito do município, Sebastião Antônio Martinez; Secretaria de Educação, Lourdinha Daboit Brunetta; Secretária de Saúde, Sara Caroline Beltrame Perez; Secretário de Governo Thiago Antônio Zanini e demais diretores da administração; Soldado Wanderlei, representando a Polícia Militar; vereador Juvelino da Costa Guerra; padre Valdcir Liss, Pároco de Mamborê e demais membros da comunidade.

No último domingo dia 06 de setembro aconteceu a Santa Missa em Ação de Graças aos 60 anos do município de Mamborê a missa foi celebrada na paróquia Imaculada Conceição, sendo presidida pelo bispo Dom Bruno Eliseu Versari, da diocese de Campo Mourão, participaram da cerimônia religiosa o Prefeito Municipal Ricardo Radomski, vice prefeito Sebastião Antônio Martinez, presidente da Câmara Maurício Jotta Massano e demais vereadores, assim como demais membros da administração municipal e da comunidade Mamboreense.

Este ano a data não contou com as festividades da Expomam e nem com o desfile cívico, em virtude das restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cidade de Mamborê comemora 60 anos nesta quinta-feira (10). “Lamentamos muito de não poder realizar uma festa para nossa população. É uma pena, mas o momento não nos permite”, comentou o prefeito da cidade, Ricardo Radomski (PSD), que pede à população para que não perca a esperança de dias melhores. “Este vírus logo vai passar. Enquanto isso, vamos cuidar de nós, da nossa família e do nosso próximo”, frisou Radomski.

O prefeito destacou a importância de Mamborê para a região e o Estado no cenário econômico. “A cidade evoluiu muito com o passar dos anos. Somos referência no Paraná na agricultura. Nossos agricultores sempre buscando tecnologia para suas lavouras cuidando também do meio ambiente com reserva de matas ciliares e conservação do solo”, observou, ao comentar que toda economia do município gira em torno da agricultura. 

O prefeito não esquece também a contribuição que os pioneiros tiveram para o desenvolvimento do município. "Agradeço a todos os pioneiros, os desbravadores desta terra, que acreditaram e contribuíram para o desenvolvimento e o progresso de Mamborê", reconheceu.

Radosmki frisou que participa da política na cidade desde 1982 e, desde então, o município vem melhorando significativamente na questão da infraestrutura, segurança, educação e saúde aos moradores. Segundo ele, todos os outros gestores que passaram pela administração pública deixaram sua contribuição. “A nossa cidade tem uma educação de qualidade e uma das melhores saúde pública do Estado”, assegurou.

Ele acrescentou que sente orgulho de ser prefeito de Mamborê. “Mamborê é uma cidade maravilhosa para se viver. Temos um compromisso muito grande com a cidade e com a população”, falou.



Histórico
Conforme relatos de pioneiros e historiadores, os primeiros habitantes começaram a chegar ainda nos anos 20 na região de Mamborê, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, que foi contratado pelo Governo do Estado.

Mamborê foi desmembrado de Campo Mourão, que havia sido desmembrado de Pitanga, que por sua vez foi desmembrada de Guarapuava. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado fizeram de Mamborê um forte município em nível regional.

A denominação do município foi originada da língua Guarani, "Haamam-Amburê", que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para "Mamburê" e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial. O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. O aniversário do município é comemorado no dia 10 de setembro. A padroeira é Imaculada Conceição, cuja data de comemoração é 8 de dezembro.

Fonte: REDAÇÃO / COLABORAÇÃO - Walter Pereira - Tribuna do Interior / José Marcelo Chagas - Divisão de Imprensa

 Outras Notícias